Testes de Software: Definição, Conceitos e Exemplos

Dessa maneira, o produto final só é entregue ao cliente quando os requisitos de segurança são devidamente preenchidos, garantindo à empresa que suas informações ficarão protegidas contra invasão cibernética. Por sua vez, o teste de segurança é um dos mais importantes da lista, sobretudo quando falamos em software corporativo. Afinal, a proteção dos dados é imprescindível a toda e qualquer empresa que armazena informações no ambiente virtual — que é repleto de ameaças. Os testes de performance são uma série de análises voltadas para o desempenho do software mediante várias situações.

tipos de testes de software

Dentro deste cenário os testes automatizados são uma das principais práticas para auxiliar na qualidade do que será entregue. Ao longo da matéria, você verá o que é um teste de software e os tipos de testes de softwares mais comuns, suas características, exemplos de cada um deles e como automatizá-los. É por meio desse plano que os componentes técnicos, funcionais, estruturais etc. serão verificados e validados, de modo a garantir o bom funcionamento do programa junto ao usuário final.

Teste de segurança

As unidades usadas nesse tipo de teste são as menores partes testáveis de um sistema, normalmente funções, que recebem argumentos e retornam um determinado valor ou efetuam alguma ação cujo resultado pode ser analisado. A partir da modelagem são gerados os casos de teste, que são conjuntos de regras e dados usadas para testar o software. Normalmente Teste de software: os heróis desconhecidos do desenvolvimento de aplicações os casos de teste estão vinculados a requisitos e visam simular da forma mais fiel possível o uso do sistema, a fim de garantir que ele funcionará corretamente quando submetido à utilização real. Quanto mais recursos e melhorias forem incluídos no seu código, mais você precisará testar para garantir que seu sistema funcione adequadamente.

O teste de caixa-branca tem como foco a análise do comportamento interno do software, ou seja, o seu código-fonte. Já o teste de caixa-preta é feito em cima das funções que devem ser desempenhadas pelo programa. A confiabilidade de um software é
medida de acordo com a estabilidade e o desempenho da aplicação durante um
determinado período de tempo, sob diferentes condições de teste. Ao longo desse artigo, além dos testes já citados, serão
apresentadas as vantagens e as ferramentas que viabilizam as suas respectivas execuções. Como referência principal, será utilizada a ISO-9126, uma norma que define características
e subcaracterísticas voltadas para a qualidade de software.

Diferentes tipos de testes de software

O teste de estresse de software avalia o comportamento do sistema após submetê-lo a contextos extremos, que o levem ao limite. Dessa forma, é possível medir até onde ele consegue ser exigido e se ele suporta o volume esperado de dados. Aplicado para identificar vulnerabilidades de segurança e verificar o nível de proteção do programa contra possíveis ameaças e ataques. https://www.monolitonimbus.com.br/teste-de-software-os-herois-desconhecidos-do-desenvolvimento-de-aplicacoes/ Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando visita o nosso website. É possível que estas empresas utilizem a informação que recebem de suas visitas a este e a outros websites (sem incluir o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) para lhe fornecer anúncios sobre produtos e serviços que lhe são de interesse.

A escolha depende de cada projeto e está
diretamente ligada ao resultado que se deseja obter. Os testes de ponta a ponta também buscam dar uma visão geral do funcionamento do sistema para tomadas de decisão e podem ser utilizados para verificar se ele atende a alguma norma específica, padrões legais ou regulamentações. Como o próprio nome sugere, esses testes buscam verificar o comportamento do sistema como um todo, “de uma ponta à outra”. Esse tipo de teste busca garantir que todas as declarações e ramificações do sistema sejam executadas conforme o esperado.

Teste manual vs. automatizado

O teste de software é importante para garantir que o software esteja funcionando perfeitamente, que cada uma das unidades de configurações consiga atuar sozinha e em conjunto, em busca da melhor experiência possível para os usuários. Nesse sentido, o teste de software é uma ferramenta fundamental tanto para que o software funcione quanto para que ele seja seguro. Visando as aplicações web, existem padrões,
citados a seguir, que determinam se existe ou não acessibilidade no software. Outro fator que intensifica a importância dos testes de software está relacionado a questões burocráticas sérias, imprescindíveis para o lançamento de programas que serão utilizados em áreas que precisam de estabilidade. Para compreender a importância dos testes de software, basta pensar no quão frustrante seria o seu cotidiano se os dispositivos e sistemas tecnológicos que você usa ao longo do dia apresentassem bugs, falhas e experiências inconsistentes de maneira frequente.

tipos de testes de software

Leave a Reply